Nos meus primeiros anos de indigenismo sempre tinha um
sonho recorrente que, vez ou outra, insistia em assombrar minhas noites: eu
andando na floresta, tentando chegar a algum local e, de repente, topava com um
grupo de índios isolados que passavam a me perseguir. Correndo deles, acabava
por ser acertado por algo jogado contra mim e... eu acordava!
E sempre que eu estava em alguma uma aldeia, vez ou outra
o assunto dos “parentes brabos” entrava na roda, geralmente após a janta
quando, “de bucho cheio”, passávamos o tempo conversando e soltando fumaça de
nossos piubas* e cachimbo.
Também, nas leituras que fazia, principalmente do “Papo
de Índio” e dos relatórios de Marcelo Piedrafita e Terri Aquino, o tema era uma
constante, com relatos de aparecimento desses povos isolados em torno de
algumas terras indígenas.
Creio que essas informações, aliadas às histórias ouvidas
nas aldeias, devem ter contribuído com a recorrência do sonho envolvendo estes
povos.
O tempo passou, minha experiência aumentou juntamente com
minha idade e maturidade, e este sonho deixou de me assombrar.
Exceto pelo sonho bizarro e as impressões de meus
primeiros anos, o assunto “índios isolados” nunca me suscitou maiores atenções
além de algumas leituras esporádicas. Nunca tive o fascínio, quase divino para
alguns, por atuar nesta área.
Mesmo depois do recente contato de um grupo de indígenas
na Base Xinane, e da repercussão deste contato, sempre mantive uma “certa
distância” do assunto ou das atividades ligadas a esta frente de ação indigenista.
Pude, ainda, observar o acirramento de ânimos e os petardos textuais e posicionamentos
públicos de alguns contra a equipe de indigenistas que estavam atuando junto a
este grupo de recente contato.
- Porque este povo
nunca rebate as críticas? – pensava com meus botões.
No entanto, assim como creio ser nossa vida um rio
caudaloso como o Juruá, com muitas curvas e surpresas, onde as moiras** se divertem enquanto traçam
nosso destino, questões institucionais acabaram por me aproximar desta seara,
mesmo que indiretamente.
As facilidades e afinidade institucional propiciaram-me
oportunidades de visitar e apoiar as ações de campo junto a estes txais recém-contatados.
Porém, não sei por que, nunca achei um espaço na agenda que me liberasse para
este tipo de empreitada, também, nunca me esforcei para tal.
Apesar da distância física da ação fui dando minha
contribuição e assim como os colegas da frente de proteção, silenciei sobre o
assunto, apesar de estar vivenciando ou aprendendo coisas novas e interessantes
a cada momento.
Não sei se conseguirei expressar o que se passou, ou o
que senti, mas tentarei...
Na semana que passou, numa das curvas deste
rio da vida, as Moiras deram mais um
nó em seu trançado, mostrando que tudo pode mudar a partir de momentos que,
mesmo sendo pontuais, nos marcam para sempre.
Por força de uma situação singular tive que me
disponibilizar, juntamente com os demais de minha equipe, para dar suporte a uma atividade direta envolvendo estes indígenas.
E assim, sem pensar muito a respeito, ou refletir mais
que o necessário, acabei por ficar, literalmente, frente a frente com dois
destes txais.
Certamente eu fui a primeira pessoa tatuada que estes
viram na vida, estou seguro em dizer que o assombro era recíproco, pois, estes
eram os primeiros indígenas “do tempo das malocas” que eu encontrava.
O interesse de um deles pelo desenho de uma cobra em meu
braço direito foi evidente, pois a tocou com um misto de surpresa e indagação: que desenho será esse? – deve ter
pensado.
Minha atuação indigenista sempre esteve intrinsecamente
ligada à questão espiritual, por isso, sempre acreditei na crença dos “yuxin e yuxibu”, os dois espíritos que habitam o corpo humano, assim como
naveguei muito nos rios espirituais e visitei as aldeias siderais quando
participei de inúmeros rituais de huni****
com pajés e demais iniciados.
Assim, quando, nesse encontro, um destes encarou-me por
um período em que ficamos nos olhando, o brilho e a profundidade dos seus olhos
me transportaram, por segundos, a tudo o que vivenciei e senti nestes anos
todos. Foi como se eu tivesse tomado um copo cheio de huni.
Em seu olhar senti a profundidade da floresta, o cheiro
dos animais, vi as curvas dos rios e o sabor vegetal das águas dos igarapés.
Senti o medo da noite profunda onde sons avisam do perigo iminente. Senti a
fome saciada pela carne tenra dos animais que, além de alimentar meu corpo repassavam-me
a força espiritual dos seus protetores e do seu conhecimento.
O que será que se passava na mente dele enquanto me
olhava nos olhos? Quais seriam seus pensamentos?
Estendi a mão para cumprimentá-lo e ele somente ficou me
olhando, não retribuindo meu gesto. Não me ofendi, entendi perfeitamente a
situação. Este costume que temos de ir tocando e apertando tudo, invadindo o
espaço individual para tocar as pessoas realmente é algo invasivo.
Continuamos nos olhando por um tempo e me coloquei
rapidamente no meu lugar. Estava ali somente para apoio e segurança, enquanto o
grupo da base tomava à frente e assumisse a situação.
Não senti vontade de perguntar nada, nem saciar dúvidas
sobre questões antropológicas. O intérprete que nos acompanhava nos deu
informações gerais sobre a situação “mais imediata” do que estava ocorrendo,
citando que o quebra jejum do dia foi carne de anta, enquanto me estendia um
cacho de banana comprida, retirada do novo roçado aberto pelos txai. Passei a tarde dando o apoio previsto na atividade,
sempre observado, à distância, pelos txai.
Finalizada a ação do dia me recolhi, mas fiquei com a
imagem do olhar daquele txai em meus pensamentos. Fiquei pensando e refletindo
sobre o que foi este encontro.
Para mim foi impactante, pois não se tratou só de “conhecer
mais um povo” ou de “ter contato com um grupo de recente contato”. Foi além,
pois estou nesse caminho há anos, sempre nas comunidades, sempre com os
indígenas, nas florestas deste Juruá onde sabia que, em alguns lugares, olhos
escondidos nos observavam.
Sempre soube das perambulações de indígenas isolados, mas
na minha dinâmica do indigenismo de cada dia, estes eram algo como um “ser
inalcançável”, que “estava ali sem estar”.
Fiquei pensando: estes
txai estavam em um “outro mundo” até dois anos atrás.
Voltei no dia seguinte e fiquei impressionado com a atuação dos colegas da Frente de Proteção**** que estão com eles desde o contato. Para minha surpresa vi que alguns não utilizavam interpretes, falando na língua indígena dos txai com uma eloquência impressionante. Eles me apresentaram, falando um pouco de mim e, finalmente, pude apertar a mão de um deles.
Fiquei ali, observando tudo e bastante impressionado com
tudo o que via. A relação entre os txai e os colegas indigenistas, a confiança construída nestes dois anos e meio de contato é algo nítido, visível.
Ouvir suas vozes, estar presente em sua presença é algo
que pude sentir além do contato físico, foi algo que me ticou no fundo da alma,
no meu yuxin.
Foi como juntar mais uma pecinha nessa escolha de vida
que fiz pelo indigenismo. Lembrei-me da Dede Maia e do txai Antonio Macedo,
sobre como estes grandes indigenistas se comportariam diante da mesma
experiência que tive. Sei que outros já tiveram esta experiência, com muito
mais profundidade.
Para mim foi isso, uma experiência forte, desprovida de
interesse antropológico midiático ou profissional. Foi algo pessoal que
guardarei comigo.
Este encontro que tive foi rápido, pontual, mas, que,
para mim, coroou os últimos meses em que estou atuando, mesmo que
indiretamente, junto a este tema. E depois de inteirar-me de tudo o que vem
ocorrendo, dos desafios, obstáculos e conquistas vivenciadas não só pela equipe
da FUNAI, como pelos próprios indígenas, eu entendo o porquê deste silêncio “do
lado de cá”. Entendo perfeitamente o porquê de não rebaterem “na mesma moeda”
as críticas que recebem.
Escrevi este texto para eternizar em palavras esta
experiência que vivenciei, pois, acredito na importância de deixar que
nossas vozes ecoem para além de nosso tempo. Do contrário, se eu estivesse no
lugar dos meus companheiros que citei anteriormente, me recolheria ao silêncio
também, aprendendo, vivendo cada momento, construindo algo sem a necessidade de
ser reconhecido mundialmente por isso, ou ter o nome em destaque no palco das
redes sociais, nas colunas de jornais.
Não posso finalizar este texto sem expressar minha
admiração e respeito pela equipe que está atuando junto a estes txais. Como
disse a eles: chamam vocês de “meninos da
frente”, como para indicar que vocês não sabem de nada, mas estão errados,
nestes últimos dois anos vocês cresceram, deixaram de ser meninos e já são
homens crescidos. Tiro meu chapéu para vocês.
Não sei se voltarei a ter esta experiência de novo.
Prefiro não ficar planejando isso, afinal, acredito que cada um deva ficar “no
seu quadrado”, não se intrometendo no espaço do outro. Mas sei que as curvas
desse rio da vida hão de me propiciar muitas experiências ainda, e que as
velhas tecelãs do destino ainda me guardam muitos momentos de crescimento
profissional e pessoal.
Torço para que as notícias de cortes de orçamento não
atinjam esta importante frente de ação. Infelizmente, nas “alturas” e interesses
do Planalto Central, as florestas e a realidade de seus povos é algo muito
distante. Essa é uma triste realidade que precisa ser mudada e todos nós
devemos contribuir para esta mudança.
Boa semana a tod@s,
Jairo Lima
INFORME: Optei em não usar imagens dos txai de recente contato no texto, aqui no blog. Foi uma decisão pessoal; A escolha das imagens que aqui estão mesclam-se com a simbologia indígena de nossa floresta;
* Piuba – cigarro de palha.
* Piuba – cigarro de palha.
**
Moiras – Na mitologia grega eram três irmãs que determinavam o destino, tanto dos
deuses, quanto dos seres humanos.
*** Huni
– Bebida sagrada, muito conhecida como Ayahuasca
****
Frente de Proteção Etnoambiental do Envira (FPEENV)
Bom texto e muito claro falando desta experiência muito merecida, pois você Jairo , desde que te conheço vem sempre se dedicando às causas do nossos índios. Parabéns!
ResponderExcluirVocê esclareceu dúvidas que surgiram quando li críticas sobre essa equipe que cuida dos isolados, a priori fiquei confusa me perguntando será que tá certo isso ou aquilo? Mas já ouvi relatos de alguns txais falando muito bem deles, agora depois da sua experiência temos mais uma afirmação de um ótimo trabalho e da sua alegria nesse momento. Eu torço muito por vcs, que nunca falte força pra continuar essa missão linda que poucos reconhecem.
ResponderExcluirPois é, é bom saber do que se passa com esta equipe e eles fazem um trabalho muito interessante, que vai além de somente "cuidar" da base. As pesquisas e informações que eles tem coletado são incríveis, além, é claro, do desenvolvimento pessoal e profissional. Muito do que se tem escrito por aí são críticas. Bem, quem tem boca, ou dedos, diz e escreve o que quer, né? Mas seria interessante que, antes de criticar, pudessem conviver um pouco mais com esta equipe. Grato Seu João, e Flor pelos comentários.
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