sábado, 4 de junho de 2022

 

SUBIDAS E DESCIDAS... CHEGADAS E IDAS

Por: Jairo Lima

Gosto de música, isso é fato, afinal sou músico. Bem na verdade estou mais pra ‘tocador’...

Mas tem estilos musicais que me cativam muito, e isso se dá tanto pela beleza da harmonia de sua execução quanto das lembranças e sensações que me trazem.

Em especial gosto da música indígena e da música Tuareg. Poderia citar vários expoentes dessas vertentes musicais, tão exóticas (ao menos para boa parte do mundo) quanto sensoriais. Porque digo isso? Digo porque ao ouvi-las chego até a sentir a mesma sensação das viagens longas e ‘intermináveis’, de subidas e descidas de rios, num constante ‘tô chegando’ a cada nova curva dessas veias de água que alimentam a natureza.

Aquela sensação de liberdade que só é sentida quando nos deparamos com um gigantesco mundo novo à nossa frente, como os rios que cortam e alimentam o mundo ou a imensidão vertiginosa de um deserto. No momento em que escrevo essa crônica ficou ouvindo essas canções no meu fone de ouvido, e não deixo de sentir uma saudade enorme dessa sensação.

Estar tão próximo a natureza nos engrandece em nossa pequenez humana, pois, nos sentimos, ao menos, parte dessa grandiosidade que tanto nos apequena. Fico pensando: como explicar essa sensação a quem não a entende, ou que nem esteve perto de entende-la ou de experimentar?

O interminável subir, a expectativa do descer. A percepção de que de nada adianta se ater à prisão silenciosa ou sistêmica do relógio. As lembranças do que se viveu ou a expectativa do que se viverá. Os odores que ficaram em nossa lembrança.

Mesmo sabendo os caminhos e onde se vai chegar, cada viagem por esse mundão verde que é a floresta não deixa de ser uma descoberta, um novo à cada momento, a cada curva de rio, a cada varadouro vencido.

Ver ao horizonte a silhueta de uma aldeia indígena tomando forma e se agigantando, a fumaça das cozinhas subindo preguiçosamente, o odor de comida, a forma por vezes, ‘disforme’ contra a luz do sol ou sombreada sob a pálida luz do entardecer, nos enche de uma sensação de vitória, de ‘chegada’. Você, leitor ou leitora, sabe o que é essa ‘sensação de chegada’? Não? Então, querid@s vocês ainda têm muito o que viver, pois, essa sensação nos enche de um sentimento prazeroso que mescla alegria, orgulho-próprio e sensação de dever cumprido. Mesmo sabendo que isso é apenas o começo do que se vai vivenciar.

A ida misteriosa e o retorno transformado. Sempre foi essa minha sensação ao pular num barco para seguir ‘onde a venta aponta’, como dizia minha avó Helena. Sim, um retorno ‘transformado’, pois, tem-se essa sensação de voltar diferente, com outras sensações e nova percepção do que está à nossa volta. Um vigor de que podemos passar incólumes pelos obstáculos e agruras de nosso dia-a-dia sufocante e compartimentado de obrigações, prazos e desilusões, onde precisa-se lutar a cada dia com o fantasma da tristeza e impotência ou, pior, com a certeza de que para continuarmos em pé precisamos nos entupir de remédios e palavras de motivação.

Em breve teremos a IV Conferência Indígena da Ayahuasca, que será realizada na sede do Instituto Yorenka Tasorentsi, em setembro deste ano. Lá, velhos amigos de tantas ‘rodas de cipó’, subidas de rio e varadouros estarão se encontrando. Também novos amizades se farão e novas redes se formarão. Isso tudo é muito importante, mas, nesse momento de sentimentos que a canção Akomaya*, executada pelo querido Iskukua Yawanawá, que ouço agora faz fluir do meu ser, o que faz meu coração palpitar é, na verdade, saber que em breve viverei tudo isso que descrevi acima, embalando meu espírito aventureiro e eterno de uma criança que ainda terá muito o que explorar.

E você “cara pálida” sabe do que eu estou falando? Não? Pois é... então se liga, irmão.

Boa semana a tod@s!!


* Para ouvir a canção Akomaya citada no texto, clique aqui.

** Imagem usada no texto: "Subindo o Juruá", Jefferson Amaro, 2019.



Jairo Lima

* Conheça a página do Crônicas Indigenistas no Facebook (clique aqui). Lá encontrará, além de nossos textos, várias e diversificadas informações. Também temos o canal do YouTube: Crônicas Indigenistas - Música Indígena (clique aqui).


Nenhum comentário:

Postar um comentário