sexta-feira, 18 de novembro de 2016

TATA TXANU NATASHENI YAWANAWÁ

Tata Txanu - Foto: Tashka Yawanawá
Por: Tashka Yawanawá*
Sentado numa rede, um pajé reza toda a noite para curar uma pessoa enferma. Reza também para a comunidade global viver saudável em harmonia com as pessoas e o meio ambiente em que vivem. João Ferreira em Português, e Tata Txanu Natasheni em Yawanawa, raquítico, com um semblante suave, caminhada leve, de voz fraca, assim é o Tata.
Engana-se quem pensa que se trata de uma pessoa frágil. Tata possui uma energia de dar inveja a qualquer jovem. Ele dirige, canta e dança durante todo dia e a toda noite, durante os 5 dias do Mariri e Festival Yawanawa. Quem tiver o privilégio e a honra de conhecê-lo, descobre que esse velhinho tão humilde e caladinho é um Rei no mundo espiritual.

Tata tem dedicado a vida inteira a espiritualidade Yawanawá, enquanto muitos jovens desfrutavam da vida, ela seguia o caminho dos mais velhos.
Sentava nas grandes rodadas de Uni com os pajés, ouvia os cantos e as rezas atentamente. Quanto perguntavam para ele, o porque de seu interesse de ser um aprendiz de pajé tão jovem, ele respondia, que era para quando os mais velhos não estivesse mais vivo, ele poderia continuar repassando os conhecimentos do mundo espiritual para nosso povo.
Ainda jovem foi aceito e iniciado no caminho do xamanismo Yawanawa pelos grandes pajés Yawanawá de sua época.
Na época em que não utilizávamos a medicina ocidental, Tata, curou muita gente, graças a ele, nosso povo continua a perpetuar por gerações.
Foto: acervo Tashka Yawanawá
A Agente de Saúde e liderança indígena, Mariazinha Luiza Naiweni, faz as seguintes descrições: “Os pajés Rumeya, reza a caiçuma. A caiçuma (bebida feita de mandioca) para curar uma pessoa doente, mas também como medida preventiva. Quando alguém tinha um sonho ruim, conta para o pajé, que interpreta o sonho e, de acordo com esse sonho, reza caiçuma para a pessoa beber evitando assim que adoeça. Essa caiçuma atua como uma vacina”.
Tata, tem sido um amigo, um guia espiritual e uma pessoa de extrema sabedoria, com quem temos aprendido muito para viver neste mundo. É uma das pessoas mais séria, honesta e respeitosa que conhecemos. Ele representa a memória viva dos Yawanawa. Desde muito jovem, tem dedicado sua vida ao shamanismo. Tem usado sua sabedoria e a ciência indígena para curar as pessoas enfermas que o buscam atrás de cura.
Tata, sempre usou sua força espiritual em prol de fazer o bem da humanidade.
Em 2006, quando duas jovens Yawanawa, pediram para serem iniciadas no xamanismo Yawanawa. Tata quebrou um tabu ao iniciar duas mulheres no xamanismo. Já que antes, sempre foi uma função exercida exclusivamente por homens.
Tata e Tashka Yawanawá - Foto: Acervo Tashka
Uma das coisas que adiramos do Tata é a sua humildade. Ele é uma pessoa com muita sabedoria do conhecimento espiritual Yawanawa, no entanto, sempre diz que “não sabe de nada, que ele não é de nada.”
Diferente de muitos “pajés” espalhados pelo mundo que dizem saber de tudo. Mais ele é sim. Ele nem precisa dizer que ele é o pajé mais forte, mais sábio e autêntico, porque suas próprias ações falam e mostram isso ao mundo.

Podemos afirmar que Tata, pode ser considerado uma das personalidades do milênio, pela sua sabedoria, humildade e pela paz que transmite a todos que o conhece.

* Este texto é excerto de uma postagem no facebook do Tashka Yawanawá. O mesmo autorizou-me a publicá-lo no blog - Jairo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário